Sindvest

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e região.

Localizada no norte central do Paraná, Maringá foi fundada em 10 de maio de 1947, sendo a terceira maior cidade no estado do Paraná. O município tem uma população de 357.117 (IBGE 2010), é um centro regional de comércio, serviços, indústrias e universidades. Além da localização privilegiada, Maringá também dispõe de uma eficiente malha aérea, por meio do Aeroporto Silvio Name Junior, facilitando o acesso à cidade.

Considerada pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – o segundo maior polo confeccionista do país, Maringá e região concentram cerca de 2.197 indústrias de confecção que juntas geram mais de 80 mil postos de trabalho, direto e indiretamente. Todo este parque fabril produz aproximadamente oito milhões de peças por mês, com vendas na casa de R$ 2 bilhões ao ano. Parte desta produção é comercializada pelos shoppings atacadistas presentes na cidade que juntos somam 546 lojas.

Todo este crescente segmento é representado pelo Sindvest - Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e região. Criado em 13 de março de 1990, a entidade nasceu para representar a categoria, assim como alavancar a potencialidade fabril e projetar as indústrias de confecção da região.

O SINDVEST tem sob sua égide os municípios: Alto Paraná; Amaporã; Ângulo; Astorga; Atalaia; Barbosa Ferraz; Cafeara; Campo Mourão; Colorado; Corumbataí do Sul; Cruzeiro do Sul; Diamante do Norte; Doutor Camargo; Engenheiro Beltrão; Fênix; Florai; Floresta; Florida; Guairaça; Guaraci; Iguaraçu; Inajá; Itaguajé; Itambé; Itaúna do Sul; Ivatuba; Jardim Olinda; Loanda; Lobato; Luiziana; Lupionópolis; Mandaguaçu; Mandaguari; Marialva; Marilena; Maringá; Mirador; Munhoz de Mello; Nossa Senhora das Graças; Nova Aliança do Ivaí; Nova Esperança; Nova Londrina; Ourizona; Paiçandu; Paraíso do Norte; Paranacity; Paranapoema; Paranavaí; Peabiru; Pitangueiras; Planaltina do Paraná; Porto Rico; Presidente Castelo Branco; Querência do Norte; Quinta do Sol; Santa Cruz de Monte Castelo; Santa Fé; Santa Inês; Santa Izabel do Ivaí; Santa Mônica; Santo Antonio do Caiuá; Santo Inácio; São João do Caiuá; São Jorge do Ivaí; São Pedro do Paraná; Sarandi; Tamboara; Terra Rica; Uniflor.

Durante estes vinte e cinco anos de atuação o Sindicato participou de diversas ações para promover o crescimento do setor, como se segue:

• Requerente da criação do curso de Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) assim como da criação do curso de Engenharia Têxtil na Universidade Estadual de Maringá (UEM);
  • Um dos realizadores do evento ModaParaná (1995-1999) que tinha como objetivo projetar as marcas da região e que foi substituído pelo evento Paraná Fashion (2000 – 2005);
  • Realizou em 2006 o Salão da Moda Paraná, composto por desfile para promoção do setor;
  • Desenvolveu no ano de 2000 a primeira edição do concurso Talentos da Moda Paranaense – Paraná Criando Moda, destinado aos estudantes de moda, design e confecção que até hoje premia os novos talentos da moda;
  • Participou da formulação do curso MBA em Moda do Instituto Paranaense de Ensino;
  • Um dos incentivadores para a realização do I Planejamento Estratégico do setor no Paraná (1998) e esteve presente na realização do II Planejamento em 2010.
  • Realizador de oito edições do Desfile Maringá Fashion Mix, para promoção do segmento da Pronta Entrega de Maringá;
Em 2006, o SINDVEST ganhou sua sede própria. Localizada na zona 10, a sede foi erguida para receber os empresários e funcionários da confecção. Conta com uma área construída de 1.600 m², com uma ampla estrutura composta por um auditório equipado com multimídia, sala de reunião, espaço onde será disponibilizada uma biblioteca informatizada com link para os melhores sites de moda, amplo estacionamento e área de lazer com churrasqueira com 197m² que pode receber até 150 pessoas.

Na programação de atividades da entidade estão mostras de tecnologia – a fim de apresentar aos empresários as novidades em maquinários e softwares –, missões empresariais, cursos, palestras e treinamentos aos empresários e funcionários das indústrias associadas. A sede também serve como vitrine para que os fornecedores do segmento possam apresentar seus produtos e coleções, servindo como canal entre a matéria-prima e a indústria.

Em 2009 o SINDVEST firmou mais uma grande parceria para o setor, trazendo para dentro da entidade o Peiex (Projeto de Extensão Industrial Exportadora) que proporciona consultoria gratuita para as indústrias.

A entidade realiza, anualmente, diversos eventos voltados para o setor. Somente nos últimos quatro anos (2011 - 2015)  foram realizados  eventos que somam a participação de mais de 16 mil pessoas entre empresários, estudantes e funcionários das indústrias:

• 30 cursos de qualificação e requalificação;
  • 18 palestras;
  • 8 missões empresariais para visitação à feiras nacionais;
  • 8 encontros empresariais para promover a qualificação dos empresários;
  • 8 desfiles para Lançamento das Coleções da Pronta Entrega de Maringá;
  • 4 Edições do Concurso Talentos da Moda Paranaense - Paraná Criando Moda;
Entre outras ações.
Sem medir esforços, o SINDVEST tem buscado atender os anseios do setor, sempre atento às mudanças e ao comportamento do mercado, tem conseguido levar aos confeccionistas instrumentos de informação e atualização.

Faça parte desta família.
Juntos somos mais fortes!