Unidade móvel de prevenção do câncer leva saúde aos trabalhadores da indústria de confecção

Entre os dias 18 e 27 de agosto, mais de 800 trabalhadores do setor do vestuário e metalmecânico, de Maringá e região, irão realizar exames gratuitos para prevenção do câncer.  Trata-se de uma ação do Sindvest em parceria com Sesi Paraná e o Sindmetal, que trará uma carreta adaptada com laboratório e consultório médico.  

A carreta faz parte do programa “Cuide-se +” e terá sua abertura no Sindvest, no dia 18, com atendimentos das indústrias cadastradas e realização de exames de mamografia, colo do útero (papanicolau), próstata (PSA - exame de sangue) e pele. No dia 19 o atendimento será no shopping atacadista Vest Sul e dia 20 no Pérola Park. A ação é realizada em paralelo com o setor metalmecânico, desta forma, do dia 21 a 27, o caminhão estará atendendo no pátio de empresas deste segmento.

A unidade móvel tem capacidade para realizar até 120 exames por dia. A equipe é formada por profissionais treinados, que realizam os procedimentos e encaminham o material coletado para hospitais e laboratórios credenciados ao Sesi no Paraná. Os laudos emitidos após o diagnóstico retornam aos profissionais da Unidade Móvel, que entregam os resultados normais aos trabalhadores e orientam o encaminhamento com os resultados alterados para os planos de saúde e ou parceiros do projeto.

“Os empresários precisam aderir e conscientizar seus colaboradores a participarem de ações como esta, pois o sucesso de um possível tratamento esta na antecipação do diagnóstico”, alertou Carlos Ferraz, presidente do Sindvest. “Temos que ressaltar a qualidade dos exames realizados pelo Cuide-se +, feitos em parceria com grandes laboratórios do Paraná e, inclusive, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos”, completou.

Investir na qualidade de vida do trabalhador é um dos principais fatores para a consolidação do setor. O programa com foco em prevenção do câncer também realiza orientações e dicas para mudanças de hábitos. Por meio do Programa Cuide-se +, o Sindvest tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador.