Evento de ações Paraná Criando Moda 2024
Paraná Criando Moda ocorreu na última quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, em Maringá
O objetivo foi fomentar o desenvolvimento do setor, unindo varejistas, atacadistas e industriais; a participação foi gratuita.
De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/PR, o Paraná conta com 9.832 empresas no segmento de vestuário e moda.
Para incentivar que os negócios do Estado, especialmente os de micro e pequeno porte, aumentassem sua fatia em um mercado nacional bilionário, o Sebrae/PR, o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest Maringá) e o Núcleo da Moda (NModa) organizaram o “Paraná Criando Moda” na quinta-feira (19), em Maringá, no Moinho Vermelho.
O evento apresentou um panorama do setor, com painéis e palestras voltadas para gestores e profissionais de empresas do varejo, atacado e indústria da moda de Maringá e região. A participação foi gratuita e contou com mais de 130 convidados.
As atividades iniciaram com a apresentação das ações do movimento “Paraná Criando Moda” para 2024 e dados sobre o setor. Em seguida, ocorreu o painel “Panorama da Indústria Paranaense”, que contou com a presença de Ariane Hinça, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Suelen Suzuki, do Sebrae/PR; Wilson Ribeiro, do Sindvest Maringá; e Thayane Nani, do Núcleo da Moda.
Logo após, a especialista Renata Abranchs fez uma palestra sobre branding na moda, enfatizando a importância de desenvolver uma identidade forte para as marcas do setor.
O consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos, destacou que o movimento buscava promover ações e eventos para a cadeia do setor, principalmente no noroeste do Estado.
“O Paraná Criando Moda focou em reforçar a presença da moda paranaense, promovendo a união entre varejo, indústria e especialistas, além de criar oportunidades para consolidar o Paraná como uma referência na moda brasileira. Foi um conjunto de ações, do qual o evento daquela quinta-feira fez parte”, comentou Perseu.
Wilson Ribeiro, presidente do Sindvest Maringá, explicou que o encontro ofereceu conteúdo relevante para todos os participantes do setor.
“Queríamos criar situações que favorecessem desde a produção até as etapas finais de um produto. Após a pandemia, com o retorno do evento, pretendíamos nos reunir anualmente para fortalecer e mostrar a moda paranaense para o Brasil e o mundo”, afirmou Wilson.
Para a vice-presidente do Núcleo da Moda, Thayane Nani, o evento foi fundamental para colocar a moda paranaense em evidência.
“Focamos os olhares da população e dos empresários na moda. Aproximamos os estudantes de Moda das empresas, trazendo percepções do setor e oportunidades de capacitação. Foi uma atividade significativa para destacar a moda no nosso Estado”, ressaltou Thayane.
O objetivo foi fomentar o desenvolvimento do setor, unindo varejistas, atacadistas e industriais; a participação foi gratuita.
De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/PR, o Paraná conta com 9.832 empresas no segmento de vestuário e moda.
Para incentivar que os negócios do Estado, especialmente os de micro e pequeno porte, aumentassem sua fatia em um mercado nacional bilionário, o Sebrae/PR, o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest Maringá) e o Núcleo da Moda (NModa) organizaram o “Paraná Criando Moda” na quinta-feira (19), em Maringá, no Moinho Vermelho.
O evento apresentou um panorama do setor, com painéis e palestras voltadas para gestores e profissionais de empresas do varejo, atacado e indústria da moda de Maringá e região. A participação foi gratuita e contou com mais de 130 convidados.
As atividades iniciaram com a apresentação das ações do movimento “Paraná Criando Moda” para 2024 e dados sobre o setor. Em seguida, ocorreu o painel “Panorama da Indústria Paranaense”, que contou com a presença de Ariane Hinça, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Suelen Suzuki, do Sebrae/PR; Wilson Ribeiro, do Sindvest Maringá; e Thayane Nani, do Núcleo da Moda.
Logo após, a especialista Renata Abranchs fez uma palestra sobre branding na moda, enfatizando a importância de desenvolver uma identidade forte para as marcas do setor.
O consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos, destacou que o movimento buscava promover ações e eventos para a cadeia do setor, principalmente no noroeste do Estado.
“O Paraná Criando Moda focou em reforçar a presença da moda paranaense, promovendo a união entre varejo, indústria e especialistas, além de criar oportunidades para consolidar o Paraná como uma referência na moda brasileira. Foi um conjunto de ações, do qual o evento daquela quinta-feira fez parte”, comentou Perseu.
Wilson Ribeiro, presidente do Sindvest Maringá, explicou que o encontro ofereceu conteúdo relevante para todos os participantes do setor.
“Queríamos criar situações que favorecessem desde a produção até as etapas finais de um produto. Após a pandemia, com o retorno do evento, pretendíamos nos reunir anualmente para fortalecer e mostrar a moda paranaense para o Brasil e o mundo”, afirmou Wilson.
Para a vice-presidente do Núcleo da Moda, Thayane Nani, o evento foi fundamental para colocar a moda paranaense em evidência.
“Focamos os olhares da população e dos empresários na moda. Aproximamos os estudantes de Moda das empresas, trazendo percepções do setor e oportunidades de capacitação. Foi uma atividade significativa para destacar a moda no nosso Estado”, ressaltou Thayane.
O evento foi finalizado com um coquetel e muito networking.